Projeto
Pazefer Alumitec

Em 2019, enquanto colaborador do Estúdio Scolaro, percebemos a necessidade de atualizar o antigo site institucional da empresa Pazefer Alumitec, especializada em tecnologias para aberturas de diversos materiais, proporcionando uma identidade mais moderna, atraente e profissional.

1. Objetivo

Precisávamos tornar o site mais profissional e atraente, com uma proposta moderna e atual. Além disso, viu-se a necessidade de fornecer algumas funções que facilitassem o usuário e a empresa na hora de solicitar um orçamento.

2. Começando os estudos

A Pazefer Alumitec trabalha com esquadrias de todo tipo, como janelas, portas, portões, cercas e mais. Tudo isso em diversos materiais, como aço, alumínio, ferro, vidro e PVC. Ela é uma empresa muito conhecida em Vacaria/RS e região, por sua qualidade e profissionalismo no desenvolvimento, montagem e entrega de cada produto.

2.1 Referências

Todo projeto desenvolvido, necessita de uma pesquisa extensa de concorrência e mercado, para que se possa saber qual é a abordagem utilizada por outras empresas e que o público-alvo está acostumado a consumir. Além disso, referências visuais também são extremamente importantes para instigar a inspiração e criatividade, possibilitando uma criação única, com personalidade e condizente com o nicho abordado.

2.2 Tipografia

Escolher a tipografia correta é fundamental para que seja possível transmitir a sensação que a empresa quer passar. Neste caso, foi utilizada a Roboto, uma fonte agradável, moderna e com traços retos.

Tipografia Roboto, Google Fonts

2.3 Paleta de Cores

A arte é composta de diversos elementos, em que a cor também faz parte, sinalizando, transmitindo emoções e delimitando espaços com o uso do contraste. Cores transformam e nos auxiliam a associar sentimentos a objetos, pessoas, instituições e muito mais. Nesse caso, utilizamos as cores da empresa com tons complementares para podermos coordenar tudo, mostrando que o que vemos no site é a Pazefer Alumitec, seja em seus produtos, história, entre outros.

Sinalização da paleta de cores aplicada no projeto Pazefer Alumitec.

2.4 Wireframe

Com tudo pronto, partimos para uma das partes mais importantes: rabiscar! Sim, isso mesmo hahahaha. É aqui que me permito criar sem errar, criando versões e versões rápidas de ideias que surgem a partir de todas as referências e estudos feitos anteriormente. Não são apenas uma ou duas telas criadas, são várias, sem limite! É a partir disso que consigo testar diversas opções em um curto período de tempo, até encontrar a fórmula mais adequada para o projeto, tornando cada criação única.

Alguns Wireframes extraídos do meu projeto no Figma.

3. Definição de layout

Após algumas horas de Wireframe e testes, partimos para a definição de layout. Reunimos todas as ideias que surgiram e precisamos filtrá-las, para extrairmos apenas o melhor de todas. Feito isso, nos voltamos para a disposição dos elementos na tela, aplicação de cores, imagens e textos.

4. Aprovação

Com a definição de layout pronta, o próximo passo é a aprovação com o cliente, fase em que são validadas todas as informações e design aplicados no projeto.

5. Desenvolvimento

Chegamos em uma das partes que mais demandam tempo e cuidado, o desenvolvimento. Escolher o servidor e as tecnologias que serão utilizadas para dar vida a criação é algo muito sério e que pode definir o sucesso ou fracasso de um projeto. Costumo criar cada tema manualmente (estilo hard code mesmo). Dessa forma, é possível ter controle total do projeto, facilitando a sua manutenção e vida útil. Após tudo configurado e desenvolvido, a internet pode dar boas-vindas a uma nova criação, como por exemplo o site institucional da Pazefer Alumitec!

Print do site Institucional da Pazefer Alumitec.